Um dia triste para a fotografia e para a história de Ribeirão


Ainda na estrada, ali perto da penitenciária, já podíamos ver uma coluna negra de fumaça que subia e dominava os céus de Ribeirão Preto.

Acostumados como estamos aos enormes incêndios nos canaviais e já fazem parte do cotidiano da cidade, nós moradores nem nos assustaríamos se não fosse pela cor da fumaça que engolia o céu.

Cheguei a comentar com minha equipe no carro: “não é canavial… aconteceu algo ruim. Fumaça PRETA é borracha queimando… não é palha de cana”.

Parece que eu pressentia. A fumaça negra era o anúncio de que o velho prédio da CIANE, antiga fábrica de tecidos da família MATARAZZO , que eu e muitos fotógrafos utilizamos INÚMERAS VEZES como locação se consumia em chamas e rapidamente deixava de existir.

http://eptv.globo.com/emc/VID,0,1,46959;3,fogo+destroi+predio+de+antiga+fabrica+ciane-matarazzo.aspx

É com profundo pesar que posto fotos que considero importantes para minha carreira, que foram feitas neste local, e que agora são só parte da MEMÓRIA. Pelo menos da minha eu tenho condições de cuidar pois a de RIBEIRÃO PRETO foi abandonada HÁ MUITO TEMPO. A CIANE foi consumida pela falta de administração e preservação da memória e DIVERSOS OUTROS PRÉDIOS TOMBADOS estão aguardando o MESMO FIM.

8 respostas em “Um dia triste para a fotografia e para a história de Ribeirão

  1. Lindas fotos, amei. Parabéns pelo seu belo trabalho.
    Sabemos que infelizmente somos a minoria a se preocupar com o patrimônio histórico, mas vale muito a pena retratar estas imagens enquanto podemos para deixar-mos viva a história da nossa cidade que eu amo muito.
    Abraços,
    Janaina

  2. Fabíola, sou de RP e não acredito que existe um fotógrafo (no caso uma) decente na cidade!!!! MEODEUS mulher que achado você é. Vim de SP e minha família trabalha com fotografia a mais de 50 anos e desde que cheguei aqui, nunca vi fotografias tão boas. Parabéns! Essa foto da bailarina é simplesmente linda, me lembra o ballerina project (http://virou.gr/tAY2IZ).

Deixe um comentário

